logo

Diretores do IDAMS prestigiam posse do novo procurador-geral de Justiça Romão Avila

O presidente João Paulo Lacerda reafirmou a parceria institucional com o MPMS e lembrou que o novo PGJ é associado efetivo do Instituto



O presidente do IDAMS (Instituto de Direito Administrativo de Mato Grosso do Sul), João Paulo Lacerda da Silva, e o diretor de assuntos institucionais do Instituto, Eduardo dos Santos Dionizio, participaram, na noite de ontem (03/05), no Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo, em Campo Grande (MS), da posse do novo procurador-geral de Justiça Romão Avila Milhan Junior para o biênio 2024/2026 em substituição do promotor de Justiça Alexandre Magno Benites de Lacerda.

Segundo João Paulo Lacerda, a presença de representantes da diretoria do IDAMS serviu para reafirmar a parceria institucional do Instituto com o MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul). “A diretoria do IDAMS não poderia deixar de prestigiar esse grande momento do novo procurador-geral de Justiça Romão Avila, que é um associado efetivo do Instituto. Portanto, para nós do IDAMS, é um grande orgulho participar da posse e reforçar ainda mais a parceria institucional com o MPMS”, declarou.

Romão Avila foi nomeado pelo governador Eduardo Riedel após ser eleito pela classe com alto índice de aprovação (98,63%), 216 votos de um total de 219 eleitores. Na solenidade, integrantes do Colégio de Procuradores de Justiça receberam o novo procurador-geral de Justiça saudado pelo conselheiro e procurador de Justiça Paulo Cezar dos Passos.

“O empossado chegou a este momento sublime assumindo uma instituição que deu prova de maturidade ao eleger pela terceira vez um candidato único. O agora ex-procurador-geral de Justiça Alexandre Magno escreveu a história”, declarou Paulo dos Passos.

A secretária do Colégio de Procuradores de Justiça, Ariadne de Fátima Cantú da Silva, realizou a leitura do Termo de Posse, documento que recebeu a assinatura de Alexandre Magno Benites de Lacerda e de Romão Avila Milhan Junior.

O rito de entrega das vestes talares se deu pelas mãos da senhora Nair de Bitencourt Avila Milhan e do senhor Romão Avila Milhan, pais do empossado, acompanhados da esposa, Cândice Gabriela Arosio, juntamente com os filhos, sensibilizando os presentes.

Ao fazer uso da palavra, Alexandre Magno Benites de Lacerda despediu-se do cargo com palavras emocionadas e com saudosismo, ao lembrar que exatamente no dia 3 de maio, há 20 anos, ele ingressou no MPMS cheio de sonhos e, naquele mesmo lugar, 20 anos depois, deixa a chefia da instituição com o sentimento de dever cumprido.

Ele parafraseou o Rei da Macedônia, Alexandre, o “Grande”. “Para aqueles que almejam a grandeza, é preciso tomar o caminho mais difícil, pela estrada menos trilhada, precisa passar pela tempestade, no olho do furacão, mas é assim que Deus nos testa, porque é só no meio de uma tempestade que vamos descobrir nosso valor, é isso que nos desafia a descobrir o que é mais importante, pelo que vale a pena mover céus e terras, afinal, a sorte favorece os audazes”.

Ao procurador-geral de Justiça empossado Alexandre Magno afirmou que ele agora “será nosso líder maior, te passo a missão de despertar no coração dos 219 membros do MPMS o desejo ardente da empatia, da coletividade, enfim, como o nosso Senhor nos ensinou, as pedras de vidas para a nossa evolução, que é amar ao próximo como a ti mesmo”.

“O propósito da nossa existência é o amor, tudo se deriva da caridade, construir nossa humanidade... pense fora da caixa, trabalhe duro como você já o faz, seja humilde como você já o é, seja tolerante como você o é, seja resiliente, mais ainda do que você já é, te desejo sorte, meu irmão”, finalizou o ex-PGJ.

O governador Eduardo Corrêa Riedel pontuou sobre a maturidade institucional e “por tudo que experimentamos na prática nesses anos. “É simples constatar o quanto as nossas instituições amadureceram e alcançaram um patamar raro na conservação da governança entre os poderes, com um elevado espírito de colaboração e reiteradas demonstrações de desprendimento e responsabilidade compartilhada. Aprendemos a separar e manter intocados os princípios e fundamentos legais que referenciam nossas responsabilidades e nosso trabalho”, argumentou.

A solenidade foi encerrada com o discurso do novo procurador-geral de Justiça Romão Avila Milhan Junior, que fez questão de agradecer nominalmente a mesa e autoridades presentes, dirigindo-se especialmente emocionado e grato à família. Ele falou sobre unidade institucional, sobretudo no trabalho em conjunto com os demais poderes e instituições para a proteção e promoção dos direitos fundamentais previstos pelo constituinte originário.

“Em resumo, para alcançarmos o objetivo de termos uma sociedade menos desigual e promover os direitos humanos, junto com os demais poderes e instituições, o caminho é difícil, árduo, cheio de obstáculos, mas guiado por bons princípios, para conquistar este fim, valerá a pena. Contem com o MPMS. Contem com cada membro, servidor desta instituição, para colaborar com a evolução do nosso Estado”, concluiu.

Fonte: A crítica.

Top