Na cerimônia de lançamento do livro “Inovação na Gestão Pública - Aspectos e Perspectivas”, realizada na noite da última quinta-feira (11/05), no plenário do TCE-MS (Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul), o presidente do IDAMS (Instituto de Direito Administrativo de Mato Grosso do Sul), João Paulo Lacerda da Silva, entregou uma placa de “Moção de Congratulação” ao presidente da Corte de Contas, conselheiro Jerson Domingos, pelo trabalho realizado à frente do Tribunal e pela inestimável contribuição à produção científica e à propagação do Direito Administrativo no Estado.
“Presidente Jerson Domingos, muito obrigado pela sua parceria e por acreditar nesse trabalho. Lembro que, depois de dois meses do senhor na função de presidente do TCE-MS, nós viemos até aqui conversar e pedir para formalizar a parceria do IDAMS com a Corte de Contas. E o senhor, imediatamente, estendeu as mãos, não só para mim e para o IDAMS, mas para toda a sociedade sul-mato-grossense. Então presidente obrigado de coração e estou muito feliz em contar com a sua confiança. Obrigado pelas palavras ditas agora e agora somos parceiros sempre”, declarou João Paulo Lacerda.
Ele reforçou que, quando se está na função de presidente de uma Corte de Contas ou de qualquer órgão, a maior obra que se faz “é aquela obra que toca o coração das pessoas, que toca o coração desses tão valorosos servidores aqui do Tribunal de Contas”. “Acredite, mas acredite mesmo, que, em poucos meses de gestão, vossa excelência já fez muito pelo TCE-MS. Então, o senhor merece o nosso respeito, merece a nossa consideração presidente. Obrigado por tudo”, ressaltou.
O presidente do IDAMS ainda completou que não será a placa de homenagem e nem um livro autografado que vão retribuir tudo isso que o conselheiro Jerson Domingos faz pelos servidores do Tribunal de Contas e pela sociedade sul-mato-grossense. “Então, de coração, muito obrigado por tudo e que possamos continuar trabalhando juntos sem dúvida nenhuma para contribuir com uma sociedade mais justa, mais solidária e acima de tudo trazer alegria e elevar a autoestima das pessoas. Isso o senhor faz muito bem aqui no Tribunal de Contas de Mato Grosso do Sul. As pessoas andam com o coração alegre. Os servidores andam com a alma leve e trabalham empenhados e felizes. Vossa excelência é o grande culpado de tudo isso. Então conte sempre conosco”, discursou.
João Paulo Lacerda ainda fez questão de pontuar que o presidente Jerson Domingos tem poucos meses à frente do seu mandato, mas que deve continuar nesse caminho. “Que Deus lhe abençoe sempre para continuar nesse caminho para que possamos juntos e, como o senhor disse, eu não faço parte do quadro de servidores do Tribunal, mas torço muito pelo Tribunal. Torço muito pelo Tribunal de Contas do Mato Grosso do Sul, que já é uma grande referência aqui no Estado, graças ao quadro técnico e muito qualificado. Então, que a Corte de Contas continue crescendo e ocupando lugar de destaque no cenário nacional. E não tenha dúvida, na sua gestão isso já está acontecendo, mas isso vai se consolidar cada vez mais. Obrigado e parabéns presidente”, pontuou.
Reconhecimento
Em seu discurso, o presidente do TCE-MS, conselheiro Jerson Domingos, confessou que foi um dia de muitas atribuições e passou um pouco despercebido a envergadura do evento. “Recebi o livro que me honrou e vai fazer parte da minha da minha prateleira. Já essa homenagem sem dúvida nenhuma é talvez das mais brilhantes que eu tenha recebido em toda a minha carreira como deputado estadual, como presidente do Tribunal de Contas e como presidente da Assembleia Legislativa”, assegurou.
Para ele, o livro foi uma iniciativa do quadro de servidores da Corte de Contas e que parte da vontade de cada um deles, que sempre ouvem os seus discursos quando fala da importância daquilo que o TCE tem a oferecer e da qualidade que oferece ao cidadão sul-mato-grossense, da experiência, da capacidade, da competência e do respeito e da responsabilidade que cada um tem com Mato Grosso do Sul. “Isso orgulha qualquer homem. Quando eu digo homem no sentido bíblico de pertencer a esse quadro de servidores, isso dá a nós um encorajamento de, cada vez mais, continuar acreditando que esse Tribunal está acima de tudo e que esse Tribunal, na figura dos senhores servidores, representam a seriedade, a serenidade, o respeito e a vontade de servir”, declarou.
Jerson Domingos garantiu que na sua carreira política recebeu muitas placas de homenagem, mas, que, de todas elas, essa concedida pelo IDAMS é a de mais importância e, talvez, fique no lugar mais alto das suas prateleiras. “Porque parte não de uma figura política, mas sim do quadro de servidores desta casa. Quando aqui deixar, tenho certeza que vou embora para minha casa com orgulho imenso de um dia ter pertencido ao quadro de servidores do Tribunal de Contas”, assegurou.
Ainda em seu discurso, o conselheiro lembrou que, quando uma repórter lhe perguntou sobre a opinião em relação ao evento, disse que só tinha gratidão e satisfação. “Jamais eu podia imaginar o quanto de competência temos guardado neste quadro de servidores, na iniciativa de preparar alguma coisa que possa chegar até a sociedade, mostrando e doando aquilo que vocês aprenderam ao longo da carreira de cada um de vocês dentro dessa edificação, da qual nós todos nos orgulhamos que se chama Tribunal de Contas”, argumentou.
O presidente do TCE-MS também se dirigiu ao presidente do IDAMS e lhe disse: “você não é só um advogado, um diretor presidente de uma instituição, mas já digo que você pertence ao quadro de servidores do Tribunal de Contas, uma figura que está sempre presente entre nós e, talvez, você não entenda ou não compreenda o quanto é importante a sua presença porque, pela sua experiência e sabedoria, você, de alguma forma, contribui e colabora também com a sociedade sul-mato-grossense. Então o Tribunal lhe oferece de uma maneira simbólica e não física todas as homenagens que nós poderíamos lhe ofertar”.
Ele completou que uma placa seria muito pouco para João Paulo Lacerda pelo reconhecimento que o Tribunal tem e o que o presidente do IDAMS representa para advocacia, para a cultura, para todos os segmentos da sociedade. “Você nunca se fez ausente, muito pelo contrário, sempre muito presente, emprestando a sua história, sua experiência e a sua vontade cada vez mais de colaborar e de contribuir com a sociedade sul-mato-grossense. Obrigado por não exercer um cargo comissionado, por não exercer um cargo de auditor, por não exercer um cargo de conselheiro, mas, porém, exercer aqui um papel de extrema importância para todos nós”, ressaltou.
O presidente da Corte de Contas acrescentou que, naturalmente, que o evento pertence a todos os servidores. “Naturalmente que eu deveria estar sentado e ouvindo o que cada um tem a dizer porque nesse momento tenho muito mais a aprender do que pedir ou ensinar aos senhores com esse maravilhoso livro. Meu muito obrigado por poder fazer parte desse corpo de servidores. Boa noite e um ótimo evento. Aqui fica a palavra para aqueles que se dedicaram a ofertar esse presente maravilhoso a Mato Grosso do Sul”, concluiu.